A evolução da fidelização

O cashback é o mecanismo de fidelidade mais valorizado pelos brasileiros¹ no momento, mas qual a sua diferença em relação aos programas tradicionais de fidelidade com tabela de prêmios?

Qual a diferença entre Cashback e programas tradicionais de fidelidade?

Na prática o cashback é um programa de fidelidade com um só prêmio: O vale-compras.

O resto é praticamente a mesma coisa, mas esta simplificação trás alguns benefícios marcantes tanto para a empresa quanto para o cliente.

Quais os principais motivos do sucesso do cashback?

Listarei alguns, que a meu ver, explicam o sucesso do cashback:

  1. Simplifica radicalmente a comunicação com os clientes. O regulamento pode ser resumido a poucos parágrafos sem o risco de mal entendidos, mas não se esqueça de registrar detalhadamente a política de privacidade de dados da empresa exigida pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
  2. Não gera passivo para a empresa, porque a medida que o cliente vai alcançando a meta de compras, de imediato, ocorre o resgate do prêmio. Dessa forma, ninguém tem saldo maior que a própria meta.
  3. Por causa do item anterior, a empresa pode optar por trabalhar sem vencimento de pontos, simplificando ainda mais a comunicação. Já o vale-compras, precisa ter um prazo para ser utilizado.
  4. Para o cliente resgatar o seu vale-compras, precisa de um novo consumo, realimentando o ciclo de um novo cashback e eventualmente até gerando uma venda que não iria existir sem o incentivo daquele crédito.
  5. O cliente prefere a liberdade de gastar seu crédito da forma que prefere e não numa lista pré-definida.

Nada é perfeito!

Agora o problema, claro, nada é perfeito: o percentual de retorno fica explícito para o cliente e se o valor for muito baixo, pode desmotivá-lo completamente a participar do programa de cashback. Já nos programas de fidelidade tradicionais isso fica difuso e pode variar de prêmio para prêmio. Quanto maior variedade dos prêmios maiores as chances de gerar interesse no cliente.

Diante disso, me parece que chegou a hora e a vez das empresa menores terem o seu próprio programa de fidelidade, porque com cashback ficou muito mais simples de implantar e consequentemente muito mais barato.

No próximo texto vou falar das vantagens e desvantagens de cashback próprio X cashback compartilhado com outras marcas, cadastre-se no formulário abaixo para ser notificado.

 

Guilherme Baruch é CEO da Agente Marketing e bacharel em processamento de dados pela Ufba, especialista em Administração pela Unifacs e em Marketing pela FTE. Professor em cursos de pós-graduação.

¹Nielsen global retail loyalty sentiment report.

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